Lavar roupa pode parece uma tarefa simples, mas nem sempre, principalmente quando falamos de roupas para malhar e praticar esportes. Essas peças são mais leves e delicadas, por isso precisam ser higienizadas com cuidado. Elas são em sua maioria feitas de poliamida ou poliéster, tecidos que absorvem o suor, e quando não são lavadas corretamente, elas costumam ficar impregnadas com mau cheiro e com o passar do tempo pode estragar a roupa.

 

Será que você lava suas roupas esportivas do jeito certo? Selecionamos algumas dicas úteis de como lavá-las sem danificá-las e como tirar odor de roupa de academia preservando e aumentando a vida útil de cada peça. Descubra o jeito correto de lavar suas roupas tomando os cuidados necessários:

 

1 – Siga sempre as instruções de lavagem da etiqueta

A primeira e mais importe dica para a lavagem de qualquer peça é sempre olhar a etiqueta e seguir as orientações do fabricante.

 

2 – Deixe as roupas secarem antes de colocar no cesto

O ideal é lavar as roupas assim que chegar em casa. Se o suor secar na peça será mais difícil tirar o mau cheiro. Mas se não puder lavar as peças imediatamente nem colocá-la de molho, deixe-as secando antes de colocar no cesto de roupa suja. Isso evita o surgimento de mofo e manchas.

 

3 – Use vinagre para tirar o cheiro de suor

Deixe suas roupas de molho em uma mistura de água com vinagre, isso ajudar a se livrar do cheiro de suor impregnado nelas.

 

4 – Lave à mão ou utilize o ciclo de roupas delicadas

Se possível, lave as peças na mão. Ou use o ciclo para roupas delicadas da sua máquina de lavar. Colocar as peças em sacos para roupas delicadas ajuda a reduzir o atrito, evitando danificar as fibras do tecido.

 

5 – Não use água quente

A água quente pode danificar as fibras dos tecidos, por isso a água deve ser usada sempre em temperatura ambiente.

 

7 – Use sabão neutro

O sabão em pó comum pode fazer suas roupas desbotarem. Dê preferência ao sabão neutro ou àqueles especialmente desenvolvidos para lavar roupas delicadas.

 

8 – Não use amaciante comum

Se não conseguir ficar sem usar amaciante, use os que são desenvolvidos para esses tipos de tecidos. Os amaciantes comuns são desenvolvidos para tratar tecidos de algodão, por isso podem acabar com a respirabilidade dos tecidos em material sintético. Então nunca finalize a lavagem de roupas esportivas com amaciante comum.

 

9 – Não centrifugue e não torça

Com exceção das roupas de elastano, as peças esportivas costumam ser leves, por isso dispensam a centrifugação. Não torça as roupas na mão, o ideal é apenas espremer as peças para tirar o excesso de água.

 

10 – Seque à sombra

Pendure as peças para secar na sombra, isso evita que a luz do sol as desbote.

Agora que você já sabe como lavar suas roupas esportivas, que tal colocar em prática? Mas se nada der certo você já sabe, pode contar com a Washout para se livrar da sujeira, manchas, mau cheiro e mofo. As roupas para a prática esportiva são feitas de materiais desenvolvidos especialmente para os atletas, por isso nada mais justo do que elas terem tratamento especial na hora da higienização.

Carrinho