Desde o nascimento até os quatro anos de idade, o sistema imunológico infantil é imaturo. Nesse período, deve-se aumentar a atenção e os cuidados com os objetos e o ambiente onde o bebê vai passar a maior parte do tempo. O quarto está cheio de pequenas ameaças que precisam ser combatidas, como: poeira, resíduos de alimentos e de produtos em peças de tecido como as roupas de cama, as cortinas e os bichinhos de pelúcia. Eles costumam ser fontes de microrganismos e pragas que podem causar graves doenças e reações alérgicas. Lavar os lençóis, as fronhas e outros itens é fundamental para preservar a saúde e o bem-estar do bebê em seu principal ambiente. Confira agora 5 itens do quarto do seu filho que precisam ser levados e assim garantir o crescimento saudável dele, longe de diversas ameaças que estão em nossos ambientes!
1 – Fronhas
A fronha fica em contato com as regiões mais sensíveis da criança: olhos, ouvidos, boca e nariz. Através da fronha, todo tipo de microrganismo pode chegar ao bebê. Por isso, elas devem ser trocadas e lavadas semanalmente, no máximo. Caso encontre sinais de sujeira ou manchas de produtos, troque imediatamente para evitar que seja inalado pelo bebê ou atraia insetos.
2 – Lençóis
Além das fronhas, os lençóis são roupas de cama onde podem se concentrar inúmeros agentes causadores de doenças respiratórias e alérgicas. O lençol deve ser lavado semanalmente junto com a fronha. Caso ocorram derramamentos de produtos de higiene, remédios e alimentos, a troca deve ser imediata. Lave lençóis e fronhas separados de outras peças como edredons, mantas, colchas e roupas pessoais, mesmo sendo da criança. Remova as manchas manualmente, antes de colocar na lavadora e lembre-se de que existem lençóis e fronhas que não podem ser lavados em máquina.
3 – Edredom
O uso contínuo de edredom nos primeiros meses de vida, principalmente, para manter a temperatura do bebê, faz com que o cuidado deva ser redobrado. As fibras de edredons são grandes depósitos de poeiras e microrganismos. Por isso, é preciso lavar edredom com frequência semanal, o que pode ser feito em lavadora doméstica. Use um ciclo para lavagem e outro para aplicar o amaciante. Seque em local sem luz direta e guarde em embalagem fechada e em lugar seco somente após a secagem completa.
4 – Bichinhos de pelúcia
Esses brinquedos são um dos maiores focos de partículas de poeira, restos de comida, ácaros e outras pragas que provocam doenças alérgicas e respiratórias. É essencial mantê-los sempre limpos para que as crianças possam usá-los com segurança. A lavagem doméstica de bichinhos de pelúcia é exige atenção nos detalhes e uma secagem absoluta, pois são peças que retém muito líquido, o que pode ocasionar em mofo.
5 – Cortinas
A cortina é onde há a maior concentração de poeira e microrganismos, especialmente dos ácaros, que provocam ou agravam alergias graves, asma, rinite e dermatites atópicas. Alguns tipos de tecidos, como o algodão, atraem pragas como as traças e até mesmo cupins que se alimentam da celulose. Portanto, a falta de lavagem representa um sério risco para a saúde do bebê. Ela deve acontecer a cada seis meses ou em um prazo menor se o quarto ficar em uma região com muita poeira ou em janelas próximas de áreas verdes.
Não se esqueça de que você sempre pode contar com o serviço de lavanderias profissionais, como o da Washout. Nossos Washers vão cuidar para que as peças do seu bebê fiquem devidamente higienizadas e sem danos. Os equipamentos de alta tecnologia e performance que a Washout possui oferece qualidade diferenciada, pois trabalhamos com produtos e soluções que preservam não só suas roupas, mas também o meio ambiente. Somos uma lavanderia completa. Tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas.