Um único absorvente descartável pode levar até 500 anos para se decompor. Isso significa que o primeiro absorvente que você usou na vida provavelmente ainda está por aí. Atualmente, as pessoas estão cada vez mais se preocupando em fazer uso consciente das coisas, por isso muita gente passou a optar por usar absorventes de pano ou coletores menstruais.
Hoje em dia, os absorventes de pano têm um design moderno e são feitos com tecidos inteligentes, impermeáveis e são muito mais confortáveis que os descartáveis. Eles previnem alergia, por isso são uma ótima alternativa para quem sofre com irritações, coceiras e assaduras causadas pelos absorventes descartáveis durante a menstruação. Aqueles de tecido 100% algodão são o mais recomendado pelos ginecologistas, principalmente para peles extremamente sensíveis, pois essa composição vai garantir um toque confortável e totalmente natural.
Mas com tudo isso surge a dúvida: como lavar absorvente de pano? Confira nosso passo a passo e aprenda a fazer a higienização dos seus absorventes de pano da forma correta, para que você não tenha nenhum problema ginecológico depois.
1 – Pré-lavagem
Nem sempre você vai conseguir lavar ou deixar de molho quando retirar o absorvente. Então o coloque em uma bolsa impermeável, mas não demore muito para lavar. A lavagem do absorvente de pano deve ser feita o quanto antes, pois quanto mais tempo demorar, mais difícil será a limpeza.
2 – Remova o excesso de sujeira
Use água corrente e fria para retirar o excesso de menstruação e possíveis sujeiras, dessa maneira a limpeza será mais fácil.
3 – Deixe de molho
Coloque o absorvente de molho em uma bacia com água fria e deixe por 30 minutos. Você também pode acrescentar sabão neutro. Para a limpeza do absorvente de pano não é recomendável água quente em nenhuma das etapas, porque ela ajuda a impregnar a menstruação no tecido.
4 – Troque a água do molho
Se não conseguir lavar após 30 minutos de molho, você deve se lembrar de trocar a água de 12 em 12 horas, para que não fique com mau cheiro como roupas sujas que ficam muito tempo na água.
5 – Lave normalmente
Lave seus absorventes de pano como qualquer roupa íntima, separadamente das demais roupas. Coloque na máquina de lavar no ciclo de roupas delicadas e use sempre um sabão neutro, de preferência líquido. Não use outros produtos químicos, pois é uma peça íntima que ficará em contato direto com sua pele em um local que exige um maior cuidado.
6 – Coloque para secar
Após o ciclo da máquina de lavar terminar, deixe seu absorvente secar ao sol. A lavagem adequada já é suficiente para desinfetar o absorvente, mas o sol também entra como agente desinfetante. Em dias nublados e chuvosos, você pode pingar algumas gotas de óleo essencial de melaleuca para ajudar na desinfecção.