Roupas de couro nunca saem de moda, principalmente jaquetas, que são fundamentais para dar aquela valorizada no look. O couro é um material rico, porém muito sensível às intempéries e acaba se desgastando com facilidade. Bolsas, cintos e até mesmo sapatos também necessitam de atenção. Toda a versatilidade dessas peças requer cuidados especiais de limpeza e manutenção para que durem por muito tempo e permaneçam sempre bem cuidadas. Até mesmo porque nem todo couro é igual, sua essência pode ser variada de acordo com o processo de produção de cada fabricante. Por isso, antes de qualquer coisa, fique atento às instruções da etiqueta.

 

Pensando nisso, destacamos algumas dicas práticas que vão te ajudar a cuidar das suas peças de couro. Confira!

 

1) Couro e água

Apesar de profissionais lavarem peças de couro na água, você nunca deve mergulhá-las na água sem os produtos apropriados, pois isso pode ocasionar a perda de corantes, remoção dos óleos umectantes e lubrificantes contidos no couro, o que acaba ocasionando rachaduras e o enrijecimento da peça.

 

2) Limpeza simples

Em peças de couro liso, você pode utilizar um pano macio umedecido apenas com água para limpar a parte externa, eliminando qualquer resíduo. Para a parte interna, o ideal é utilizar um limpador de couro com um pano, fazendo movimentos suaves para retirar a sujeira. Jamais use esponjas, pois podem riscar o couro e danificar a peça.

 

3) Secagem

Para secar, coloque a peça em um cabide largo e deixe secar à sombra e em um local ventilado. Não deixe ao sol ou em locais muito quentes já que o calor pode encolher o couro úmido. Nunca guarde peças molhadas! Use um pano para tirar o excesso de água e coloque em um local arejado até que seque completamente.

 

4) Para guardar

Depois de seca, você pode manter a peça no cabide para guardá-la para evitar marcas e amassados. Você nunca deve dobrar a roupa de couro! Use sacos feitos de TNT e não de plástico, pois ele evita que o ar chegue até o couro, impedindo que ele “respire” e causando mofo. É importante tirar o couro do armário pelo menos a cada 45 dias e colocá-lo em um local bem ventilado para arejar, isso evita a proliferação dos micro-organismos.

 

5) Hidrate

O couro é um tecido natural e precisa ser hidratado para evitar ressecamento e rachaduras. Por isso, use regularmente um protetor de couro com o auxílio de um pano seco e limpo. Esse processo ajudará a manter o brilho e o aspecto de novo por muito mais tempo.

 

6) Não é necessário passar

O couro é um tecido que não requer o uso do ferro elétrico. Para evitar vincos e amassados, suas peças devem ser mantidas esticadas em um cabide e nunca dobradas.

 

7) Manutenção

Fazer a manutenção das suas peças de couro é indispensável. Realize o processo de higienização mesmo que não tenha usado a roupa. O ideal é fazê-lo a cada quatro meses para permitir que o brilho e a vida útil do material sejam prolongados.

 

 

8) Limpeza profissional

Para garantir a melhor higienização e a preservação da qualidade das suas peças de couro, recomendamos que você busque o serviço de uma lavanderia profissional. As técnicas de lavagem e os produtos utilizados garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro, fazendo com que suas peças fiquem limpas e conservadas.

 

Carrinho