O frio já está aí e você decide tarde demais tirar os seus casacos de couro do armário. É muito comum que essas peças, quando esquecidas por um tempo no guarda-roupa, acumulem sujeira, fiquem com aquele “cheirinho de guardado” ou até descasquem (lembrando que isso só acontece com peças feitas a partir de couro sintético ou ecológico, que são o foco da nossa abordagem aqui, ok?). Então vamos lá: aprenda agora como cuidar e limpar seus casacos feitos desses materiais.
Mas antes: qual é a diferença entre couro sintético e ecológico?
Ambos são considerados peças sintéticas, produzidas a partir de compostos químicos, como o Poliuretano, que lembram superfícies de vinil e resinas. O couro ecológico segue praticamente o mesmo processo de produção dos couros sintéticos, com a diferença de que são feitos a partir de fontes mais sustentáveis, como a borracha extraída das seringueiras.
Limpeza e cuidados
As roupas feitas com esses materiais, em particular jaquetas, possuem revestimentos espessos e resistentes, mas que exigem cuidados especiais para que a vida útil das peças seja maior. Importante lembrar que você deve jamais imergir o material sintético em água, colocá-lo de molho ou na máquina de lavar. Vamos às dicas!
Como devo guardar as minhas peças de couro sintético?
A maneira como essas roupas são guardadas também influencia na sua preservação. Não dobrá-las e mantê-las penduradas é o básico para não dizer adeus às suas peças. É importante também colocá-las para respirar vez ou outra, fora do armário.
Pronto! Esse é o nosso guia básico para te ajudar a cuidar daquela sua jaqueta de couro tão amada. Assim você vai poder usá-la por muito mais tempo. Salve esse texto para consultar quando precisar e o compartilhe com aquela pessoa que tem uma peça dessa em casa pedindo socorro.