Se você já perdeu alguma peça de roupa por não conseguir se livrar das manchas de desodorante na região das axilas, ou se você está enfrentando esse problema agora mesmo, pode ficar tranquilo: hoje você vai entender porque isso acontece, como evitar e qual é a melhor maneira de remover essas marcas esbranquiçadas.

Por que surgem manchas de desodorante na roupa?

O principal culpado é uma substância presente na maioria dos desodorantes/antitranspirantes disponíveis no mercado: o alumínio. Quando há uma alta concentração desse componente na formulação, ele penetra facilmente nos tecidos das roupas, causando manchas. Outro motivo é usar desodorante em excesso e não esperar que ele seque na pele, antes de vestir a roupa. Isso faz com que o produto se acumule nas fibras do tecido, deixando-o com aspecto amarelado ou esbranquiçado.

Como remover manchas de desodorante das roupas

A primeira dica é lavar a peça assim que perceber o aparecimento das manchas. Caso você tenha deixado para fazer isso muito tempo depois, não precisa se desesperar e nem jogar aquela sua camisa favorita no lixo: é possível utilizar um tira-manchas específico para cada tipo de mancha e de tecido. Tem mais dicas, anota aí:

● Camisas e peças coloridas: misture uma colher de bicarbonato de sódio com o suco de um limão e aplique a solução apenas na área manchada. Deixe agir por 5 minutos e, com uma escova de cerdas macias, esfregue levemente. Depois é só lavar normalmente.
● Roupas pretas: molhe o tecido na região da mancha e aplique nela uma colher de sopa de sal de cozinha. Com as pontas dos dedos, esfregue delicadamente por alguns minutos. Em seguida, lave a peça e não esqueça de secá-la à sombra.
● Roupas brancas: Borrife uma pequena quantidade de água oxigenada (20 volumes) na área manchada e deixe agir por 5 minutos. Uma espuma irá se formar. Depois é só retirá-la com um papel toalha e lavar a peça normalmente.

Como evitar o surgimento dessas manchas na região das axilas?

Já dizia o ditado: “melhor prevenir, do que remediar”. Para evitar que as suas roupas fiquem com manchas de desodorante você pode optar pelo uso de produtos com formulações mais naturais. Mas, caso você não queira fazer isso, é possível colocar em prática outras dicas no seu dia a dia.

A primeira delas é lavar as roupas logo após usá-las. Isso impossibilita que o suor, misturado ao desodorante, se fixe no tecido. Segunda dica: dê preferência a peças feitas de fibras naturais como algodão, linho e lã, pois esses materiais permitem que o suor evapore com maior facilidade. Por último, espere o antitranspirante secar completamente antes de se vestir e não exagerar na aplicação do produto na pele.

Se mesmo depois dessas informações você continuar tendo problemas com manchas de desodorante nas suas peças, que tal deixar a Washout cuidar das suas roupas para você? A gente garante para você peças limpas, cheirosas e livres de manchas.

Carrinho