Se você é do time que não dispensa uma boa taça de vinho, provavelmente já sofreu com manchas da bebida em suas roupas, tapetes ou estofados. Acertamos?
Apesar daquela mancha avermelhada causar um certo desespero à primeira vista, a boa notícia é que é bem fácil removê-la com alguns truques e produtos simples.

Descubra a seguir quais são eles.

Dica 1: Não esqueça a etiqueta!
É muito importante, antes de usar qualquer produto – industrializado ou caseiro – consultar a etiqueta da peça manchada. Usar determinado produto em um tecido que não suporta os seus componentes pode piorar a situação e tornar a mancha de vinho mais difícil de ser removida.

Dica 2: Rapidez é a chave
Limpar a mancha, assim que ela se forma, é imprescindível para uma remoção de sucesso. Isso evita que a mancha se fixe profundamente e que você precise usar produtos mais corrosivos, que podem danificar o tecido da peça. Coloque imediatamente um papel toalha ou um pano limpo com característica absorvente sobre a área úmida para que o excesso do vinho seja sugado e, depois, deixe a peça manchada em água corrente. Você pode, também, esfregar suavemente a região atingida durante esse processo.

Dica 3: Esqueça a máquina de lavar por um momento
Não coloque a peça manchada com outras peças diretamente na máquina de lavar.
O ideal é sempre realizar uma pré-lavagem à mão para remover o máximo da mancha de vinho, antes de colocar a roupa na lavadora.

Dica 4: Aposte em produtos caseiros e baratos para remover manchas de vinho
O bicarbonato de sódio, um coringa na limpeza de casa, também pode remover manchas de vinho, sabia? Basta aplicar o ingrediente diretamente na área manchada do tecido, deixar agir por alguns minutos e depois lavar normalmente, com água e sabão.

Já a água oxigenada, um produto bem baratinho encontrado em farmácias e mercados, associada ao sabão em pó ou ao detergente líquido, também pode te ajudar a se livrar de manchas ocasionadas pelo vinho. Nesse caso, faça uma mistura com 4 colheres de sopa de água, meia colher de sabão em pó ou detergente líquido e 3 colheres de sopa de água oxigenada de volume 40. Coloque a solução sobre a mancha, deixe agir por alguns minutos e esfregue com uma escova de cerdas macias. Depois é só enxaguar e repetir o processo até a mancha desaparecer. Atenção: nunca use esse método em roupas coloridas, combinado?

O último produto-chave para remoção de manchas de vinho é o vinagre branco.
Depois de retirar o excesso do vinho com um papel guardanapo ou pano limpo, faça uma solução com 3 partes de vinagre e uma de água morna. Coloque a mistura sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Depois é só lavar a roupa normalmente.

Dica 5: A mancha de vinho secou, e agora?
Não tem problema! Caso você não consiga limpar a mancha de vinho na hora que ela se formou, escolha um removedor de manchas ou alvejante sem cloro. Siga as instruções de lavagem do produto escolhido e da etiqueta da peça manchada, e aguarde o resultado. Em seguida, lave a peça normalmente.

Dica 6: Água fria, sempre
Sempre que você for remover uma mancha de vinho, use água fria. A água quente, ao invés de facilitar a remoção da mancha, faz com que sua coloração fixe ainda mais no tecido.

Carrinho