Sabemos que lavar roupas em casa de maneira rápida e eficiente é um desafio, seja pela variedade de peças ou pelos diferentes tipos de tecidos e detalhes. Todo cuidado é pouco e mesmo assim acabam surgindo alguns probleminhas! Passamos horas separando as roupas, colocando tudo na máquina, dosando produtos e mesmo assim o resultado não agrada. Então, como fazer para lavar roupas em casa com rapidez sem perder a qualidade? O segredo é combinar dicas bastante conhecidas com alguns cuidados que passam despercebidos no dia a dia e fazem toda a diferença. Confira:
1 — Comece pelo cesto de roupas
Imagine suas roupas, toalhas de banho, lençóis e roupas íntimas no mesmo lugar e expostas ao calor e à umidade por dias ou semanas. A sua camisa pode estar sendo manchada pela gordura de uma toalha de mesa! Sem contar as peças que possuem gordura e fluidos corporais e são alojamentos de ácaros e fungos. Os danos nas peças podem começar no cesto, dependendo da demora para lavá-las.
2 — Lave com a frequência recomendada
Adiar o serviço e deixar acumular, na lavanderia, pode ser um grande erro. O resultado são grandes quantidades de roupa suja e que traz uma série de problemas, além de longas horas gastas para lavar, secar e passar roupas e pouco tempo para observar os demais cuidados para lavar roupas.
3 – Separe as roupas por grupos e demanda
Além de separar as roupas por cores e tecidos, é fundamental não misturar alguns grupos na hora de lavar, como as roupinhas de bebê, as toalhas de banho e roupas de ginástica que devem ter lavagens exclusivas. Essa medida preserva a qualidade das roupas e garante a limpeza. A demanda também deve ser considerada, priorize o que é mais usado ou mais urgente para não ficar sem a peça que você quer.
4 — Cuidado com o excesso de roupas na lavadora
As lavadoras mais modernas são fabricadas para trabalhar nas condições ideais de lavagem para cada volume colocado, por isso não exagere na quantidade. Muita roupa para um ciclo exigirá demais da máquina de lavar que, com o tempo, causará, desgaste e mau funcionamento. Além disso, o excesso de roupas na lavadora limita o movimento na água, prejudicando a lavagem, a absorção de sabão e o enxágue.
5 — Não demore para colocar as roupas para secar
Deixar as roupas lavadas dentro da máquina é o erro mais comum, mas que tem um impacto negativo, pois as roupas ficarão com um cheiro desagradável. Em dias mais quentes, o calor e a umidade podem acelerar a formação de fungos e mofo.
6 — Seque as roupas da forma recomendada
Existem peças que podem ser secas na lavadora, outras que não podem ficar expostas ao sol e outras onde o sol é um aliado. Quando for possível, prefira a secagem externa, que ajuda a economizar energia. Confira sempre as instruções na etiqueta.
7 — Entenda a demanda de lavanderia para não gastar demais
Cada residência tem a sua própria demanda de lavanderia, mas acumular roupas para ter uma lavadora cheia pode criar mofo e fazer várias pequenas lavagens causam gastos maiores.
Uma alternativa importante é usar os serviços profissionais de lavanderia, pois eles têm uma relação de custo e benefício muito boa. Seu orçamento vai agradecer e o mundo também, com menos consumo de energia e água. Solicite uma lavagem na Washout!