Você já sofreu com algum cheiro ruim naquela sua camiseta favorita? Mesmo usando desodorantes e antitranspirantes, principalmente em dias quentes, é normal que nossas roupas fiquem com um odor peculiar ao final do dia. A boa notícia é que é muito fácil removê-lo com alguns truques simples e produtos baratinhos. Saiba como tirar o mau odor da roupa a seguir.

 

Aposte no vinagre

O vinagre já é um produto conhecido e constantemente mencionado por aqui por auxiliar no processo de limpeza das roupas. Com o mau odor, não seria diferente. Esse ingrediente muito usado na cozinha também é um grande aliado na hora de eliminar cheiros ruins, basta preparar uma solução simples usando 5 litros de água para cada meia xícara de vinagre. Depois de misturar tudo em um balde ou bacia, é só deixar de molho por uns 15 minutos e lavar normalmente em seguida com sabão líquido.

 

Uma curiosidade legal é que essa solução de vinagre e água também pode ser usada em roupas de academia, que costumam ficar com aquele cheiro mais forte impregnado, sem danificá-las.

 

Limão e bicarbonato de sódio

Uma alternativa ao vinagre é combinar limão com bicarbonato de sódio. E, nesse caso, os efeitos positivos para as suas peças vêm em dose dupla, principalmente se elas forem brancas: como o bicarbonato é um clareador natural, além de tirar o mau odor, ele também irá eliminar aquelas manchas amareladas das axilas.

 

E a receita é bem simples: misture uma colher de sopa de bicarbonato de sódio com o suco de meio limão até que uma espécie de pasta se forme. Depois, aplique-a na área desejada com a ajuda de uma escova de dentes em desuso, fazendo movimentos circulares. Deixe agir por alguns minutos e depois enxágue com água corrente.

 

Sujou? Não guardou.

Uma dica de ouro para evitar o mau odor nas roupas é nunca guardá-las usadas no guarda-roupa, principalmente peças usadas em dias quentes ou que tiveram contato com suor, mesmo que, aparentemente, estejam sem cheiro ruim. Caso você não queira lavar determinada peça após um único uso, o ideal é deixá-la ventilando em um ambiente arejado.

 

Orientações para o processo de secagem

Não é só por causa do suor que nossas roupas podem ficar com mau odor. O processo de secagem, após tirá-las da máquina, também é importante para que as peças permaneçam cheirosas por mais tempo. Por isso, atenção: quando for colocar as roupas no varal, não coloque uma roupa por cima da outra e evite a sobreposição. Outra dica é deixar, se possível, a roupa secando em lugares com ventilação. Caso você não tenha espaço para isso na sua casa, aposte em varais móveis.

 

Pré-lavagem

Se, ao tirar a roupa e notar o mau cheiro, faça uma pré-lavagem na região do odor. Assim você evita que o cheiro fique impregnado na peça. A dica é usar a receita de vinagre que está no começo deste texto.

 

Não misture roupas

Por último, na hora de realizar uma lavagem, nunca misture peças que estão com mau odor, com peças que estão sem cheiro. Assim você evita que as roupas com odor passem o mau cheiro para as roupas sem odor e poupa o seu tempo de trabalho.

Carrinho