A tarefa doméstica mais trabalhosa certamente é a passadoria. Mais o que isso, é preciso saber como passar roupa, pois é um serviço que implica em muitos detalhes e riscos. O ferro de passar roupas é um aparelho que alcança altas temperaturas e, portanto, precisa ser manuseado com cuidado. Existem diferentes formas de passar, variando por critérios: tipo de roupa, tecido, tamanho e se há detalhes na peça, por exemplo. Por isso, não é incomum encontrar pessoas que não têm experiência alguma em passar roupas e preferem delegar a tarefa para empregados ou lavanderias especializadas. Mas se você mesmo vai passar suas roupas, confira antes essas dicas infalíveis que vão te ajudar a passar roupas com eficiência e evitando os riscos nessa tarefa.

 

1 – Que tipo de aparelho devo usar?

Seja o ferro tradicional, o ferro a vapor ou vaporizador, cada aparelho de passar roupa tem as suas vantagens e desvantagens. Essa escolha é importante, pois você deve estar certo sobre qual equipamento é o mais seguro e mais eficaz para a quantidade de roupas, os tipos de peças, a sua frequência de uso, a preocupação com a conta de energia.

 

2 – Cuidado com o sabão e o amaciante

Sabão e amaciante em excesso acabam não sendo retirados nos enxagues e ficam entranhados nas roupas. Isso vai criar rugas nos tecidos, dificultando a passadoria, que vai fixar o excesso de produto nas peças.

 

3 – Siga as instruções das etiquetas

É fundamental seguir as orientações das etiquetas, pois cada peça de roupa tem um método próprio de passadoria, além de ser mais seguro seguir as recomendações.

 

4 – Use uma folha de alumínio

Um truque bastante conhecido e eficiente para manter a temperatura do ferro de passar é colocar uma folha por baixo da manta ou tecido de apoio, caso não use uma tábua, com a face brilhante virada para cima. Dessa forma, você não vai precisar virar muitas vezes as peças para alisar.

 

5 – Comece pelas roupas delicadas

Essa é uma ótima estratégia para ganhar tempo na hora de passar roupas. Enquanto a temperatura do ferro ainda está baixa, passar roupas finas é rápido e eficaz. Quando chegar a vez das roupas mais grossas, a temperatura já estará mais alta e, dessa forma, você economiza tempo e gasto com energia.

 

6 – Umidifique as roupas com um borrifador

Fazer esse procedimento é importante quando as roupas não são passadas logo após retiradas da secagem. Ele ajuda a amaciar as fibras e facilitar o alisamento. Você pode usar uma solução de água com uma pequena quantidade de amaciante ou produtos específicos para passar fácil.

Passar roupas em casa requer uma série de cuidados e métodos que são difíceis de administrar quando o tempo disponível para a passadoria é curto ou quando temos outras tarefas para fazer. Passar roupas com pressa e sem cuidar de todos os detalhes pode se tornar trabalho muito pesado e sem os resultados esperados. Por que não entregar essa tarefa a quem sabe exatamente o que fazer com cada peça? A melhor alternativa é o trabalho de uma lavanderia profissional com serviço de passadoria. A Washout faz a lavanderia e passadoria de todos os tipos de roupas, além de atuar dentro das melhores práticas usando os melhores equipamentos, técnicas e produtos do mercado. Nossos Washers obedecem estritamente às instruções dos fabricantes e as características dos tecidos e de cada roupa. Dessa forma, você pode substituir a tarefa chata de passar roupas por aproveitar o tempo livre com as atividades que você mais gosta.

Carrinho