É imprescindível que as roupas íntimas sejam trocadas e lavadas a cada uso, principalmente após o uso prolongado ou atividades físicas. Trata-se de uma questão de higiene, pois calcinhas e cuecas úmidas e sujas junto do calor e pouca ventilação acumulam fungos e bactérias, aumentando o risco de infecções. Além disso, peças íntimas que são mal higienizadas também podem causar diversos problemas de saúde como contaminações, alergias, corrimentos, infecções, inflamações etc. Para que nada disso aconteça, confira agora nossas dicas do que você NÃO deve fazer na hora de lavar suas roupas íntimas.

 

Lavar dentro do banheiro

Xampu ou sabonete comum não são os produtos indicados para lavagem desse tipo de peça e se forem mal enxaguadas podem prejudicar a região genital. Além disso, o banheiro é um local úmido e com coliformes fecais em suspensão, isso prejudica o processo de secagem.

 

Lavar em máquina não limpa

As roupas íntimas podem ser lavadas tanto à mão como em máquina. Caso você use a lavadora, é preciso tomar alguns cuidados como se atentar ao tipo de tecido, pois os mais finos e delicados podem estragar. Além disso, é necessário se certificar que a máquina esteja devidamente higienizada. Sua limpeza deve ser feita a cada seis meses, no mínimo, usando meio litro de água sanitária e água quente.

 

Usar produtos fortes

Usar produtos que contenham corantes, perfume intenso e efeito abrasivo, como alvejantes e amaciantes, não é recomendado, pois podem causar irritações nas regiões íntimas. O ideal é usar sabão neutro ou de coco, específico para esse tipo de peça, com pH neutro e propriedades hipoalergênicas e bactericidas.

 

Misturar com outras peças

Calcinhas e cuecas devem ser lavadas separadas das outras roupas. Isso evita a contaminação por outras peças que entram em contato com superfícies, como panos de chão, meias e panos de prato. O ideal é também lavar as peças separadas por dono, evitando transmissão de doenças.

 

Não remover o excesso de sujeira

Antes da lavagem, é necessário que a peça passe por uma pré-lavagem ou seja deixada de molho por alguns minutos. Assim você reduz o risco de contaminação e contribui para a eliminação de manchas mais difíceis.

 

Não lavar do avesso

Para uma lavagem ainda mais eficiente, as peças íntimas devem ser colocadas viradas do avesso. Dessa forma, evita-se o desbotamento e o surgimento de bolinhas na parte externa e reduz o risco de enfeites como laços e rendas se deformarem ou caírem.

 

Usar o modo rápido

Lavar suas peças íntimas na máquina no modo rápido pode ser prejudicial à saúde, já que a higienização acaba não sendo feita de maneira completa. É preferível que se lave cuecas e calcinhas no tanque e à mão, esfregando delicadamente a área de contato com a parte íntima.

 

Deixar a roupa na máquina

Independente de todos os cuidados que você tenha na lavagem das suas roupas íntimas, se as peças passarem mais de duas horas dentro da lavadora, todo o resultado é perdido e germes e bactérias voltam a se multiplicar. Um sinal disso é aquele cheiro ruim. Por isso, assim que terminada a lavagem, coloque logo as peças para secar em um local arejado.

Vale lembrar que você sempre pode contar com o serviço de lavanderias profissionais, como o da Washout. Nossos Washers vão cuidar para que suas roupas íntimas fiquem devidamente higienizadas e sem danos. Os equipamentos de alta tecnologia e performance que a Washout possui oferecem qualidade diferenciada, pois trabalhamos com produtos e soluções que preservam não só suas roupas, mas também o meio ambiente. Somos uma lavanderia completa. Tenha mais praticidade, economia e conforto na hora de lavar roupas.

Carrinho