Cada vez mais estamos encontrando alternativas mais sustentáveis e reutilizáveis para os itens que usamos no nosso dia a dia. E alguns deles se tornaram bastante populares como os canudos de metal e coletores menstruais. Mas um item em especial vem ganhando seu espaço: a fralda ecológica. Ela tem uma função semelhante à fralda de pano, usada antigamente. A ideia é que ela substitua a fralda descartável e promete oferecer mais praticidade para os pais e mais conforto para o bebê, além de ser uma opção mais barata e ecofriendly. 

 

A fralda ecológica é composta por duas partes: a capa e o absorvente. A capa é toda a parte externa, ela é impermeável, flexível e tem a função de ajustar o tamanho nas pernas e na cintura, permitindo liberdade e conforto, além de acompanhar o crescimento do bebê. A parte interna é o absorvente, feito de um tecido especial de alta absorção para reter a urina e evitar alergias, por isso possui um toque seco que evita a sensação de molhado.

 

Apenas uma fralda ecológica não é o suficiente para suprir as necessidades do bebê. Por isso, os pais precisarão investir um pouco mais no início para ter uma quantidade suficiente de fraldas. Cada fralda ecológica dura em média de 3 a 4 horas, um período semelhante ao da fralda descartável. A durabilidade ao longo dos meses dependerá dos cuidados com as fraldas durante o uso e a lavagem. 

 

A lavagem pode ser na mão ou na máquina, independente disso, o primeiro passo deve ser uma pré-lavagem sem a utilização de sabão para remover o excesso de xixi e evitar o mau cheiro. Em seguida, lave a peça com sabão neutro, de preferência de coco, separando o absorvente da capa. Caso você escolha lavar na máquina, é possível fazer essa lavagem junto às demais roupas do bebê. É importante que a peça seja enxaguada duas vezes para a remoção completa do sabão, pois o acúmulo indevido é prejudicial ao bebe e ajuda a acumular amônia, que causa mau cheiro. Por fim, seque as fraldas ao sol.

 

Se o mau cheiro persistir, use bicarbonato de sódio para eliminar o odor desagradável. As manchas também podem ser um problema, pois os bebês se sujam bastante. Para isso, use vinagre, sal e bicarbonato. Basta molhar a peça, esfregar com um pouco de vinagre e em seguida coloque a fralda de molho em um balde com uma mistura de água e cinco colheres de sal e cinco de bicarbonato. Após uma hora, lave as fraldas normalmente para remover a mistura.

 

Não há dúvidas de que as fraldas ecológicas são uma boa opção para quem se preocupa com o meio ambiente e quer economizar. Vale lembrar, que você também pode recorrer aos serviços de uma lavanderia profissional para higienizar as fraldas do seu bebê. Assim, você economiza ainda mais, ganha mais tempo livre e garante que seu bebê tenha fraldas limpas e cheirosas!

Carrinho