O primeiro passo é descobrir o tipo de tecido da peça que você deseja lavar, pois cada um exige um tipo de lavagem diferente.
Ao separar as peças, é preciso prestar atenção nas cores, e deixe as roupas de molho, já que as coloridas podem desbotar e manchar as brancas. Outra regra básica que não deve ser esquecida é sobre o atrito, ele funciona de formas diferentes entre os tecidos, causa desgaste nas fibras, e ainda pode contribuir na formação daquelas bolinhas difíceis de sair.
Mas como saber como lavar cada tipo de tecido?
Moletom
Seu material é normalmente de algodão ou uma mistura entre algodão e poliéster. Esta fibra natural é suscetível ao calor, por tanto não se deve lavar com água quente ou secar na secadora. Caso tenha zíper, é necessário fechá-lo e deixar a peça do avesso.
Lã
Mesmo sendo um material delicado, ele pode ser lavado à mão ou em uma máquina. Mas cuidado, elas podem encolher se forem submetidas ao calor. A lavagem ideal é com um sabão líquido, como o Ariel.
Couro
Estas peças não devem ser lavadas na máquina de lavar. Para sua higienização, use água e detergente neutro com o auxílio de um pano, ou com produtos específicos
para este tipo de material, encontrados em mercados. Para manter a longevidade, use impermeabilizantes após a limpeza.
Camurça
Assim com o couro, este material não deve ser lavado na máquina, e sim com uma escova macia. Mas atenção, pois ele não pode ser molhado.
Alfaiataria
Deve-se deixar todas as peças de alfaiataria (como paletó ou blazer) de molho e depois esfregadas à mão. Nunca em máquina de lavar e sem torcer nenhuma peça, hein?