Para a higienização de casacos e jaquetas de couro, a lavagem a seco é a mais utilizada. Mas afinal, você sabe como ela funciona, quais são seus benefícios e quais peças devem ser lavadas com esse método? Confira agora tudo isso e um pouco mais!
A diferença da lavagem a seco para a lavagem comum não costuma ser tão grande quanto imaginamos. Na lavagem comum, as fibras do tecido absorvem a água, aumentam de volume e em seguida, durante a secagem, desincham. Dependendo do tecido e da forma que é feito, esse aumento e diminuição muitas vezes deforma e danifica as fibras da peça.
Já a lavagem a seco, por outro lado, é feita com a utilização de solventes e pouco ou nenhum uso de água. Por causa disso, as roupas lavadas a seco duram muito mais tempo, pois as fibras não entram em contato com a água, não incham, e dessa maneira não ocorre a deformação. O objetivo desse método de lavagem é realizar uma higienização profunda das fibras. Agora você já sabe como a lavagem a seco funciona, mas também é muito importante saber quais são as peças adequadas e as que exigem esse tipo de lavagem.
Se você acredita que lavagem a seco serve apenas para limpar jaquetas, não se engane, ela é bastante efetiva na higienização de muitos tipos de peças, principalmente as mais delicadas. Por evitar a deformação da fibra do tecido, a lavagem a seco é ótima para roupas de peças de seda pura, ternos, lã e malha. Por se tratarem de peças delicadas, a lavagem a seco é ideal para prolongar o tempo de vida útil dessas peças.
Por isso, evite lavar esses tipos de roupa com água em casa! Procure os serviços de uma lavanderia profissional para deixar suas peças limpas e bem conservadas com a lavagem a seco.