A famosa lavagem a seco é feita com um líquido – sim pasmem – que não é a água. O composto, que é denominado percloroetileno, ou perc, é um solvente químico utilizado pela maioria das lavanderias profissionais no processo de lavagem a seco, porque não incha as fibras do tecido, como acontece quando é utilizada a água.
O processo de lavagem a seco é feita da seguinte forma:
- Primeiro a roupa suja é inspecionada em busca de manchas mais difíceis. Para cada tipo de mancha, o funcionário da lavanderia aplica uma substância diferente para sua remoção: manualmente com uma bisnaga, tira a mancha com a ajuda de pequenas pistolas de ar comprimido e vapor.
- Depois, em uma máquina automática, a roupa mergulha no solvente (perc), é lavada e centrifugada. O perc evapora muito fácil, então não é preciso estender a roupa: ainda dentro da máquina é acionado um sistema de ar quente que desliga quando as peças estiverem totalmente secas.
- Após sair da máquina, a roupa é inspecionada denovo. Se restarem manchas, ela volta para a etapa 1.
- As peças sem manchas são passadas com ferro quente a vapor. Esse vapor, sob pressão, atravessa rapidamente o tecido e é sugado por uma tábua de passar especial, que evita a umidade nas roupas.
- Com a roupa limpa e passada, ela é dobrada e embalada. E já está pronta para ser usada.
Deu para ver que fica complicado fazer isso em casa né? O ideal é lavar a seco sempre em uma lavanderia de confiança, como a Washout!
Curta, salve e compartilhe esse texto com alguém que gosta de curiosidades!